Conquista

Projeto Conectados celebra formatura de jovens em situação de vulnerabilidade no DF

Adolescentes do Coletivo da Cidade recebem certificados após concluírem curso de montagem de computadores oferecido pela Fundação CDL/DF

Marina Rodrigues
postado em 03/04/2025 23:24 / atualizado em 10/04/2025 15:55
Professor Alesson Ramos Queza e o estudante Warley, 17 anos, com o certificado na mão -  (crédito: Arquivo pessoal)
Professor Alesson Ramos Queza e o estudante Warley, 17 anos, com o certificado na mão - (crédito: Arquivo pessoal)

Jovens em situação de vulnerabilidade atendidos pelo Coletivo da Cidade receberam, na noite desta quinta-feira (3/4), a certificação da primeira etapa do curso de montagem e configuração de computadores. A formação ocorre por meio do Projeto Conectados, uma iniciativa da Fundação CDL/DF que tem transformado vidas desde sua criação, em 2020.

Voltado para jovens da periferia e adolescentes que vivem em abrigos e instituições de acolhimento, a iniciativa oferece formação técnica na área de informática com foco em promover autonomia e inserção no mercado de trabalho. A primeira fase do curso, encerrada hoje, incluiu aulas de montagem de computadores e noções de informática básica. Agora, os jovens seguem para a segunda etapa, na qual terão a oportunidade de imergir no universo da produção audiovisual.

“Estamos ampliando o currículo com aulas de audiovisual porque enxergamos aí mais uma chance de inserção profissional para esses jovens. Eles terão o ao estúdio da CDL, onde vão aprender sobre gravação, edição e criação de podcasts”, explica Andrea Vasquez, presidente da Fundação CDL.

Cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (3/4) na sede da CDL-DF, no SIA
Cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (3/4) na sede da CDL-DF, no SIA (foto: Arquivo pessoal)

Andrea também relembra como surgiu a ideia da iniciativa: “Durante a pandemia, percebemos que muitas crianças e adolescentes não tinham o à tecnologia. Quando levamos os computadores até os abrigos, vimos o entusiasmo deles e entendemos que ali havia uma oportunidade de mudança. Foi assim que nasceu o Projeto Conectados.”

A cerimônia de formatura é um marco importante para os adolescentes que, ao atingirem a maioridade, precisam deixar os abrigos e, muitas vezes, enfrentam dificuldades para garantir seu sustento. A proposta do projeto é, justamente, oferecer qualificação e perspectivas reais de futuro, promovendo não só a inclusão digital, mas também social.

Desde a criação, o Projeto Conectados já beneficiou cerca de 150 crianças e adolescentes em todo o Distrito Federal. As aulas, que combinam teoria e prática, têm preparado os participantes para atuar na área de e técnico e manutenção de computadores, sendo uma porta de entrada para o primeiro emprego.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação