O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (25/4) no velório do Papa Francisco no Vaticano. Ele viajou a Roma, na Itália, para participar das cerimônias fúnebres, principalmente do funeral, que ocorre na manhã deste sábado (26/4).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Lula prestou homenagem ao pontífice, cujo corpo está exposto aos fiéis em um caixão aberto, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele foi acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva, ministros e outras autoridades brasileiras
Durante a visita ao velório, estavam ao lado do presidente: a ex-presidente da República e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o assessor especial da Presidência embaixador Celso Amorim.
-
Leia também: Cartas secretas, prisão e Chico Buarque: os bastidores da aproximação entre o papa Francisco e Lula
"Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós", escreveu Lula sobre o velório em suas redes sociais.
Comitiva brasileira chego hoje a Roma 324j37
Lula desembarcou em Roma por volta das 13h10 no horário local (8h10 no horário de Brasília). Ao todo, a comitiva inclui 18 pessoas, incluindo os chefes dos Três Poderes, ministros e parlamentares.
Francisco está sendo velado na Basílica de São Pedro, que também sediará a missa exequial amanhã, marcada para as 10h (5h em Brasília). Após a missa, o corpo do pontífice será levado em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, em Roma, onde ele decidiu ser enterrado.
Saiba Mais 2h1b4e
%MCEPASTEBIN%