
Caso as eleições fossem realizadas nesta quinta-feira (26/5), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a corrida pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno, com 48% dos votos. A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada hoje, apontou uma vantagem de 21 pontos de Lula contra o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 27% de preferência dos entrevistados.
A vitória do ex-chefe do Executivo petista se daria por ter a maior parte das intenções de votos válidos, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 40% da preferência dos entrevistados. Ciro Gomes aparece como terceira opção mais votada, com 7% dos votos. A porcentagem é a mesma para os entrevistados que afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.
O levantamento ainda registrou que 4% de entrevistados ainda não sabem em quem votar. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) alcançaram 2% dos votos e Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), 1%. Já Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil), e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1% das intenções.
A pesquisa desta quinta-feira (26/5) foi a primeira feita pelo instituto após a desistência do ex-juíz Sergio Moro (União Brasil) e do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). Feito entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), o levantamento entrevistou 2.556 pessoas, acima de 16 anos, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado noTribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.
De acordo com o Datafolha, a nova pesquisa não é diretamente comparável à anterior, realizada em 22 e 23 de março, por aplicar cenários distintos, excluindo pré-candidatos que deixaram a disputa e adicionando nomes que aram a ser apresentados pelas legendas.
O desempenho de Lula também cresceu na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos pré-candidatos para os entrevistados. Ele foi apontado como preferência de 38% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro foi lembrado por 22%. Em março,a intenção de votos nesta modalidade de pesquisa era de 30% para o petista de 23% para o chefe do Executivo.
De acordo com o instituto, a marca do petista é a melhor desde o início das pesquisas da instituição, em maio de 2021. Ciro foi lembrado por 2% dos entrevistados e Tebet, 1%, na espontânea.
A taxa de indecisos na espontânea também mostra uma redução em comparação a março: agora, 29% não escolheram um candidato até o momento, contra 32% há dois meses.
Preferência por Lula é maior entre mulheres, pretos, católicos e jovens
O ex-presidente Lula tem maior capital de votos entre mulheres, com 49% das intenções ante 23% de Bolsonaro. Maioria dos eleitores entre 16 a 24 anos também preferem o petista: 58% deles votarão em Lula, contra 21% que darão a chance do presidente ser reeleito.
Maioria de pretos (57%) e católicos (54%) também escolheram Lula para comandar o país pelos próximos quatro anos. Já Bolsonaro é preferência de evangélicos (39% contra 36% de Lula) e empresários (56% a 23%).
Saiba Mais
Política
Bolsonaro ite que "pode aparecer" corrupção em seu governo
Política
Câmara: Lira cria duas comissões para análise de PECs
Política
Inflação no Brasil é "relativamente uma das menores do mundo", diz Bolsonaro
Política
"Violência policial lamentável", diz Gilmar Mendes sobre operação na Vila Cruzeiro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].