Após a fumaça branca subir pela chaminé da Capela Sistina, por volta das 13h desta quinta-feira (8/5) no horário brasileiro, o Vaticano encerrou o mistério sobre o novo líder da igreja católica. O novo pontífice é o norte-americano Robert Francis Prevost e escolheu o nome de Leão XIV.
O anúncio aconteceu Loggia benedizioni, sacada das famosas cortinas vermelhas com vista para a Praça São Pedro. Agora, o Santo Padre ganha os holofotes para conversar com os milhares de fiéis pela primeira vez.
Veja o momento em que a fumaça branca sai pela chaminé da Capela Sistina:
O líder foi anunciado pelo cardeal francês Dominique Mamberti, 73 anos. O religioso ocupa o cargo de cardeal protodiácono, concedido ao mais antigo da ordem dos diáconos. Após a eleição, o novo pontífice teve que responder a duas perguntas: "Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?" e "Como deseja ser chamado?".
Conheça o novo papa 3x5b6i
Nascido em Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Robert Francis Prevost tem 69 anos. O 267º pontífice da Igreja Católica também tem nacionalidade peruana, onde atuou como missionário e como arcebispo emérito de Chiclayo. Foi lá no Peru, que ele se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana. Leão XIV foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais — dois terços dos eleitores do conclave.
Antes de se tornar papa, Robert Prevost exercia duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Saiba Mais 2h1b4e
-
Mundo Papa nunca erra? O que são os dogmas, as 'verdades inquestionáveis' do catolicismo
-
Mundo Por que o papa usa sapatos vermelhos e outras dúvidas que você sempre teve vergonha de perguntar
-
Mundo O que faz um papa? Entenda o papel do líder da Igreja Católica
-
Mundo Saiba quem é o cardeal mais jovem do conclave
-
Mundo Uma breve história dos conclaves papais, entre fumaças brancas, intrigas e o cisma da Igreja Católica
-
Mundo Cardeal sueco é favorável a "ecocídio" e está cotado para ser o novo papa
O novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955 e entrou na Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977, aos 22 anos. Em 1985, ingressou em missão no Peru, país em que fez grande parte da carreira eclesiástica. O santo padre foi nomeado bispo da Diocese de Chiclayo em 2015.
Nas primeiras declarações após a eleição no conclave, o papa Leão XIV recordou a agem pelo Peru, nas quais fez em espanhol uma saudação à sua "querida diocese de Chiclayo". "Permitam-me também uma palavra, uma saudação (...) de modo particular à minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé", destacou ele da sacada de São Pedro, no Vaticano.
O até então cardeal americano Robert Francis Prevost, que também tem nacionalidade peruana, lembrou ainda de seu antecessor: "Obrigado, papa Francisco!".
- Leia também: Saiba as causas do atraso na 1ª votação do conclave
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou Leão XIV, o primeiro papa dos Estados Unidos. "Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", disse ele. "Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um grande momento!".
Próximo a Francisco, Prevost foi escolhido em 2023 por Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos. O cargo de confiança no Vaticano é responsável pela escolha dos novos bispos.
O novo pontífice tem posicionamentos semelhantes aos do antecessor, embora tenha sido discreto e moderado nas falas até então. Leão XIV também apoiou Francisco na proposta de aceitar que divorciados e pessoas que se casaram novamente possam receber a comunhão na igreja.
Em relação às pautas ambientais, o novo papa já chegou a se posicionar sobre o tema em seminário realizado em Roma no ano ado. "O domínio sobre a natureza” — a tarefa que Deus deu à humanidade — não deve se tornar "tirânico", enfatizou.
Escolha do nome 33xn
Uma das razões para a escolha deste nome pode ser a trajetória do papa Leão XIII, o mais longevo da Igreja Católica, que viveu até os 93 anos, depois de 25 anos de papado. O Vincenzo Gioacchino Raffaele liderou a igreja de 1878 a 1903, época em que mundo era marcado pela Revolução Industrial.
O contexto histórico é fator importante na trajetória do papa, que levou a igreja para mais perto do povo, com atenção especial aos operários. De posicionamento mais liberal, Leão XIII foi inovador para a época e colocou a religião no centro da discussão histórica da Revolução Industrial.
O novo papa, Leão XIV, é caracterizado também por integrar a ala mais liberal. A postura de Prevost é alinhada com os ideais de Francisco, embora o novo pontífice tenha se mantido discreto e mais moderado. O novo papado inicia após a celebração da missa inaugural.