O papa Francisco doou o papamóvel para a Faixa de Gaza. O veículo está sendo transformado em uma clínica móvel para as crianças. Foram instalados equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar doenças, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos.
A unidade de saúde móvel também contará com médicos e profissionais de saúde. Segundo o Vaticano, nos últimos meses de vida o papa determinou que a iniciativa fosse realizada pela organização Caritas Jerusalém.
"Em meio a uma guerra devastadora, infraestruturas em colapso, um sistema de saúde debilitado e a falta de instrução, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, infecções e outras condições de saúde precárias colocando suas vidas em risco. O papa Francisco costumava dizer que 'crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada'. E com este último presente, suas palavras se tornaram ação", pontuou o Vaticano, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (5/5).
Em um comunicado à imprensa, Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, afirmou que "com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm o a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas". "Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total", citou.
Já Anton Asfar, secretário-geral da Caritas Jerusalém, disse que o "veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis".
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais 2h1b4e
-
Mundo Israel aprova plano para "conquistar" Faixa de Gaza
-
Ciência e Saúde O que seu tempo de reação revela sobre sua saúde (e como medi-lo com teste caseiro simples)
-
Mundo Sanções a Moraes? O que se sabe sobre a viagem do primeiro enviado de Trump ao Brasil
-
Mundo Portugal anuncia a expulsão de 18 mil estrangeiros ilegais antes de eleições
-
Mundo Israel ordena mobilização de milhares de reservistas, diz imprensa local
-
Mundo Trilionário Warren Buffett anuncia aposentadoria