EVOLUÇÃO

Papa Francisco apresenta melhora, mas segue sem previsão de alta, diz boletim

Internado desde 14 de fevereiro, o Papa vem de um histórico de melhoras de seu quadro de saúde

Embora tenham certezas da evolução do quadro do papa, os médicos que o acompanham vão agir com cautela quanto a uma possível alta. Por isso, Francisco continuará na realização de tratamentos médicos, de acordo com o boletim do Vaticano -  (crédito: BBC Geral)
Embora tenham certezas da evolução do quadro do papa, os médicos que o acompanham vão agir com cautela quanto a uma possível alta. Por isso, Francisco continuará na realização de tratamentos médicos, de acordo com o boletim do Vaticano - (crédito: BBC Geral)

O papa Francisco responde bem aos tratamentos contra bronquite e pneumonia em ambos os pulmões. No entanto, a evolução ainda não permite que os médicos estipulem quando o Pontífice terá alta hospitalar, segundo o boletim desta segunda-feira (10/3), divulgado pelo Vaticano. 

Internado desde 14 de fevereiro, o papa vem de um histórico de melhoras no quadro de saúde. "As melhoras registradas nos dias anteriores se consolidaram ainda mais, como confirmam os exames de sangue, a objetividade clínica e a boa resposta à terapia medicamentosa", diz o boletim comunicado pelo Vaticano.

Ainda segundo o boletim, a consolidação da melhora do estado de saúde do papa Francisco permitiu que os médicos o retirasse do quadro de "prognóstico reservado", termo médico usado para casos graves, quando não é possível ter certeza das chances de recuperação do paciente. 

Manutenção do tratamento

Embora o quadro de saúde do papa siga apresentando melhora, os médicos que o acompanham agirão com cautela quanto a uma possível alta. Por isso, Francisco continuará na realização de tratamentos médicos, de acordo com o boletim do Vaticano.  

"Nesta manhã, o Santo Padre pôde acompanhar os Exercícios Espirituais em conexão com a Sala Paulo VI, depois recebeu a Eucaristia e foi à capela de seu apartamento particular para um momento de oração. À tarde, participou novamente dos Exercícios Espirituais da Cúria, acompanhando-os por vídeo. Durante o dia, alternou oração e descanso", concluiu o boletim do Vaticano.

Enchentes na Argentina

Embora hospitalizado, o papa Francisco expressou "proximidade" ao sofrimento das vítimas das enchentes na Argentina. "O papa foi informado sobre as enchentes na Argentina e está claramente próximo do sofrimento das pessoas em Bahía Blanca, evidentemente está próximo delas em seus pensamentos e orações", disse a sala de imprensa do Vaticano.

O Pontífice referiu-se às fortes enchentes na cidade de Bahía Blanca, na Argentina, que deixaram ao menos 16 pessoas mortas e mais de 100 desaparecidas. A tempestade, que ocorreu na sexta-feira (7/3), também deixou mais de 900 famílias desabrigadas. 

  • O papa não aparece publicamente desde que foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, mas, segundo os boletins do Vaticano, apresentou leves sinais de melhora nos últimos dias
    O papa não aparece publicamente desde que foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, mas, segundo os boletins do Vaticano, apresentou leves sinais de melhora nos últimos dias MIGUEL RIOPA / AFP
  • A tempestade, que ocorreu na sexta-feira (7/3), também deixou mais de 900 famílias desabrigadas
    A tempestade, que ocorreu na sexta-feira (7/3), também deixou mais de 900 famílias desabrigadas AFP

Francisco Artur de Lima
postado em 10/03/2025 17:42
x