A Universidade de Brasília (UnB) é a 15ª melhor da América Latina entre 197 instituições de ensino superior de 13 países latino-americanos, segundo o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America, divulgado nesta quinta-feira (14). Nesta edição, novas 20 universidades, entre públicas e privadas, compõem a lista. A classificação da UnB representa avanço de uma posição em relação ao ano ado. Doze instituições brasileiras figuram na nova lista do THE.
A UnB também subiu uma colocação entre as 76 universidades brasileiras avaliadas, ficando no 11º lugar. Além disso, houve avanço de uma posição quando comparada às 39 universidades federais classificadas (duas a mais do que em 2021), alcançando a 6ª posição.
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, declarou que, mesmo em meio às críticas ao ensino superior público e aos cortes orçamentários, a instituição segue com o compromisso de oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência. “Sinto muito orgulho de ver a universidade avançando em colocações nos rankings”, disse.
A UnB ou a integrar o ranking em 2017 e, desde então, vem em uma tendência de melhora na sua classificação. O THE avalia as instituições em cinco eixos: ensino, pesquisa, citações, inserção internacional e renda com a indústria.
A pontuação geral da UnB no THE foi de 75,2. O cálculo foi baseado nas seguintes notas: 55,1 em citações; 47,6 em inserção internacional; 91,5 em renda com a indústria; 81,1 em pesquisa; e 85,5 em ensino. No eixo renda com a indústria, conquistou um aumento expressivo (59,7%) na comparação com 2021. E obteve a quinta pontuação mais alta entre universidades brasileiras.
"É bastante significativo o crescimento nesse eixo que avalia a capacidade da universidade de contribuir com o mercado em inovações, invenções e consultoria. Mostra que estamos no caminho certo ao ampliar o diálogo com a sociedade, transferir conhecimento, atrair financiamento e encaminhar profissionais ao mercado de trabalho. Os indicadores evidenciam a qualidade institucional", ressalta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.
Ela pontua, ainda, que a UnB tem se destacado, a cada ano, pela excelência acadêmica. "Isso é reflexo dos esforços da comunidade acadêmica e mostra o nosso compromisso com as atividades-fim da Universidade. Estamos entre as 15 melhoras da América Latina graças ao financiamento institucional a editais de apoio à publicação de artigos científicos e à garantia da manutenção dos auxílio a estudantes da Universidade. Além disso, melhoramos nossos sistemas de coleta de dados para quantificar nossos índices", afirma.
As 20 melhores universidades da América Latina 6w3t2
1. Pontifícia Universidade Católica do Chile - Chile
2. Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
3. Universidade de Campinas (Unicamp) - Brasil
4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Brasil
5. Instituto de Tecnologia de Monterrey - México
6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Brasil
7. Universidade do Chile - Chile
8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil
9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil
10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Brasil
11. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil
12. Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil
13. Universidade dos Andes - Colômbia
14. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Brasil
15. Universidade de Brasília (UnB) - Brasil
16. Universidade Nacional Autônoma do México -México
17. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Brasil
18. Universidade Nacional da Colômbia - Colômbia
19. Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Brasil
20. Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil