
Conforme se aproxima o amistoso entre Inglaterra e Brasil, as comparações sobre o futebol nos dois países ganha força. Ao comentar sobre o tema em coletiva no hotel que recebe a Seleção Brasileira, Bruno Guimarães apontou diferença de estrutura, e não de nível dos jogadores.
Para o meio-campista, apenas a engrenagem que movimenta a Premier League já coloca os ingleses em um patamar absoluto nos tempos modernos.
“Buscam muitos nomes nossos cada vez mais novos, mas em estrutura estão um o na frente. Claro que eles têm grandes jogadores, mas também temos”, afirmou o brasileiro do Newcastle.
Mas a comparação não fica restrita às ligas nacionais ou até mesmo aos clubes. Assim, o Jogada10 apresenta distinções quanto ao “valor de mercado” de ambas as seleções. E o futebol mais visto do planeta desbanca com sobras o brasileiro, algo impensável na década ada.
Para efeitos de comparação, o Transfermakt atribui o valor de mercado da Seleção Brasileira em 689 milhões de euros na Copa de 2014. Já o English Team corresponde a 492 milhões de euros no mesmo período. Nas contas, o selecionado europeu equivalia pouco mais de 70% sobre a formação sul-americana.
Uma década depois, ainda de acordo com o site especializado no assunto, o valor de mercado do escrete Canarinho está em 914 milhões de euros. Por outro lado, os ingleses aparecem com os mesmos 26 jogadores, e o valor ultraa 1,4 bilhão de euros.
Mesmo se a lista original da Seleção Brasileira fosse mantida com os 26 nomes – visto os cinco cortes (Ederson, Gabriel Magalhães, Marquinhos, Casemiro e Martinelli) -, a atual Canarinho teria o valor de quase 1,1 bilhão de euros. Ou seja, entre 30% e 40% a menos do que os ingleses.
Neymar mudaria o cenário?
A avaliação sobre Neymar estima 40 milhões de euros, o que representa apenas 13 atletas do English Team. Atualmente, somente dois jogadores brasileiros estão na faixa dos 100 milhões de euros, o equivalente a R$ 540, 7 milhões, em valor de mercado: Vini Jr e Rodrygo. Por outro lado, a Inglaterra aparece com cinco representantes: Saka, Bellingham, Foden, Rice e Kane.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:


Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail [email protected]