
O Tesouro Nacional (STN), em parceria com a B3 (Bolsa; Brasil; Balcão), e o Banco Central, lançou um novo serviço que permite aos investidores de títulos públicos pelo Tesouro Direto o uso destes como garantia para operações financeiras, como empréstimos bancários e aluguel imobiliário. Podem optar pelo serviço pessoas físicas que já investem em títulos do programa.
“Os investidores terão a oportunidade de alugar imóveis utilizando os títulos do programa, realizar operações de crédito com o custo mais baixo e uma série de inovações que o mercado terá a oportunidade de explorar”, explica o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
“Já temos iniciativas no mercado imobiliário e esperamos outras aplicabilidades nos próximos meses. Não há limites para o número de operações do mercado que podem ser impactadas, reduzindo os custos, com a utilização do TD Garantia”, acrescenta.
De acordo com o Tesouro, a principal vantagem para os investidores será a manutenção da rentabilidade dos ativos, ao mesmo tempo em que utilizam estes títulos como garantia em instituições financeiras. Com isso, a valorização de investimentos não será prejudicada com o ar do tempo.
Além disso, os ônus e gravames (restrições; limitações) constituídos nos títulos do Tesouro Direto são efetuados pela Selic, o que reforça a segurança das operações para os bancos e outras instituições financeiras. A STN também ressalta que, com preços pré-estabelecidos e públicos e a recompra assegurada pelo Tesouro, a garantia é assegurada por concessões de crédito adequadas para o cliente e para as instituições.
o facilitado
Para o head comercial e de produtos da B3, Luiz Masagão, além de inovar o o ao crédito com redução de custo, o TD Garantia também tem o objetivo de transformar a forma como os brasileiros enxergam seus investimentos.
“Este serviço fortalece a confiança no mercado financeiro, democratiza oportunidades e mostra que seguimos evoluindo, permitindo que cada investidor utilize seus títulos do Tesouro Direto como uma ferramenta eficaz para melhorar sua capacidade de o ao crédito", pontua Masagão.
Já no evento de lançamento, duas empresas já aderiram ao programa: o site de venda de imóveis Loft e a corretora Warren Investimentos. “Toda a segurança da garantia realizada dessa forma será disponibilizada aos títulos dos investidores do programa, inclusive com a emissão gratuita de certidões referentes aos ônus e gravames, por meio da página do BCB na internet, no link Gravames”, explica o chefe-adjunto do Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central, Marcus Antonio Sucupira.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular