Mulheres vítimas de violência doméstica/sexual se sentem mais seguras e confortáveis para denunciar abusos nos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (Nuiams). No primeiro trimestre deste ano, os atendimentos aumentaram em 57,80% em relação ao mesmo período de 2024. De acordo com a Polícia Civil (PCDF), os números cresceram por conta da coordenação de policiais femininas nos Nuiams, que oferecem acolhimento e assistência às vítimas.
A Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam) selecionou policiais femininas com experiência na área, principalmente em seções especializadas de atendimento à mulher. Após a seleção, elas foram designadas para coordenar os núcleos, onde oferecem acolhimento psicológico, jurídico e assistência social.
A diretora da Diam, Karen Langkammer, explicou como a presença de autoridades femininas nos Nuamis impactou no crescimento do atendimento às vítimas. “Com as policiais, temos um acolhimento diferenciado, um espaço de segurança, e damos atenção especializada para cada mulher. Além disso, ligamos para as vítimas e oferecemos todo um aparato para realmente ajudá-las em um novo atendimento. Assim, elas se sentem mais à vontade para narrar o que aram”, disse.
Busca ativa 4f2h23
Além de prestar o atendimento às mulheres, as ocorrências on-line ou que foram registradas anteriormente são analisadas pelas autoridades. As policiais avaliam as situações mais graves e fazem contato com as vítimas por meio do programa Busca Ativa. O projeto permite que as mulheres sejam convidadas por telefone ou mensagem para um novo atendimento.
“Muitas vezes, essa vítima desiste ou nega a ocorrência, pois tem medo, não confia no sistema ou não sabe quem realmente vai recebê-la. As agentes femininas conseguem convencer essa vítima e mostrar que ela não está sozinha”, afirmou Karen. As mulheres atendidas recebem assistência psicológica, jurídica e capacitação profissional para alcanças a independência financeira.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular<
Expansão 6b3v1
O objetivo é implantar mais Nuiams no Distrito Federal. Segundo a Diam, dois novos núcleos serão criados: um em Sobradinho, na 13ª Delegacia de Polícia, e outro na 14ª Delegacia de Polícia do Gama, que vai atender também à região de Santa Maria. “A expectativa é inaugurá-los ainda este ano”, destacou Karen.
Já existem núcleos na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (Asa Sul); na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher II (Ceilândia); na 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá); na 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante); na 29ª Delegacia de Polícia (Riacho Fundo); e na 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires).
*Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho
Saiba Mais 2h1b4e
-
Cidades DF Homem é preso acusado de tráfico de drogas no Itapoã
-
Cidades DF Maratona Brasília 2025: entrega dos kits começa nesta quarta-feira (16/04)
-
Cidades DF Homem morre em colisão grave entre carro, ônibus e carreta na BR-080
-
Cidades DF Pedestre atropelado por caminhão, na Fercal, está em estado grave
-
Cidades DF Promotora defende educação digital e regulação das redes para proteger crianças