FOLIA

Primeiro bloco de carnaval da casa dos jesuítas será nesta sexta

Organizado pelo Centro Cultural de Brasília, 'Quanto mais rezo, mais samba me aparece' tem por objetivo promover convivência e lazer para brincar a data comemorativa em segurança e sem conotações religiosas

O objetivo do bloco 'Quanto mais rezo, mais samba me aparece', do CCB, é
O objetivo do bloco 'Quanto mais rezo, mais samba me aparece', do CCB, é "encarar o carnaval com uma coisa saudável, uma coisa boa". Na foto, bloco infantil 'Pintinho de Brasília', em 2020 - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

O carnaval se aproxima e, com ele, blocos dos mais diferentes formatos ganham espaço entre os foliões da capital federal. Nesta sexta-feira (28/1), o Quanto mais rezo, mais samba me aparece, organizado pelo Centro Cultural de Brasília (CCB), que é casa dos jesuítas na cidade, propõe, a quem gosta de festejar, uma folia com "muita música, alegria e aquele clima gostoso de festa familiar e segura, perfeita para todas as idades".

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Apesar de a ideia ter surgido há algum tempo, é a primeira vez que o CCB organiza um bloco para celebrar a data comemorativa, conforme conta ao Correio o padre Miguel Martins, da Companhia de Jesus, diretor-geral do centro cultural.  

"Como é um momento de lazer, de convivência, de confraternização, e a nossa comunidade tem crescido nesse sentido de pertença entre as famílias, as pessoas que frequentam aqui as missas do Centro Cultural de Brasília e os eventos que a gente promove aqui, de reflexão, eventos culturais, pensamos 'por que não fazer um bloquinho de carnaval?'”, explica. 

A criação inovadora veio, conta o religioso, "do desejo de brincar o carnaval e de se confraternizar", mas também para celebrar com "uma festa tipicamente brasileira" o jubileu de 60 anos da presença jesuíta em Brasília.

Se engana, porém, quem pensa que a comemoração vai ser pautada na religião. Segundo o padre Miguel, não há “nenhuma diferença” entre o Quanto mais rezo, mais samba me aparece e blocos tradicionais. “Quando uma paróquia ou uma comunidade religiosa promove um carnaval, as pessoas pensam assim: ‘Ah, vai ter oração, vai ter reza, vai ter louvor, vai ser uma coisa assim com cânticos religiosos’. Não. Vai ser um carnaval tipicamente carnaval, vai ser só para a gente brincar, para a gente confraternizar.” 

Fantasias, confete, samba, axé, marchinhas de carnaval, frevo — tudo isso faz parte da comemoração organizada pelos jesuítas, ao som de DJ e banda. Além disso, o evento conta com drinks, chope, bebidas não alcoólicas e comidas, inclusive do Dog da Igrejinha. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

"Na verdade, o que a gente quer fazer é viver o carnaval como comunidade", esclarece. "A gente não precisa o tempo inteiro enfocar no aspecto religioso. Aqui é muito importante a gente lembrar que, como nós somos um centro cultural e a proposta do próprio centro cultural é esse diálogo entre fé e cultura e política e vida social, civil e tal, a gente valoriza o que é cultural." 

O objetivo, portanto, é “encarar o carnaval com uma coisa saudável, uma coisa boa, uma coisa que faz a gente crescer como seres humanos equilibrados, livres, que valorizam a alegria, segundo o padre. “Jesus quer as pessoas felizes. E se o carnaval nos faz felizes, a gente brinca o carnaval. É claro que o grande problema é quando as pessoas exageram. E no carnaval acontece de fato muitos exageros. O carnaval é uma ocasião que muitas pessoas am dos limites. Não é o nosso caso.” 

São bem-vindas pessoas de todas as idades e de todas as religiões. “A gente quer propor um momento de confraternização, um momento de encontro, principalmente das famílias que gostam de um espaço seguro para brincar.” 

  • Brasília, 23.02.2025- Carnaval na 208 Norte.  Foto Carlos Vieira/CB/DA Press.
    Brasília, 23.02.2025- Carnaval na 208 Norte. Foto Carlos Vieira/CB/DA Press. Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • Davi Bessa (D), recém-chegado à cidade, e o amigo bancário Luis Seixas
    Davi Bessa (D), recém-chegado à cidade, e o amigo bancário Luis Seixas Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • Suvaquinho da Asa agita o pré-carnaval com folia para as crianças
    Suvaquinho da Asa agita o pré-carnaval com folia para as crianças Carlos Vieira/CB/DA Press
  • Bernardo e Paula curtindo com Alice, que está estreando no carnaval
    Bernardo e Paula curtindo com Alice, que está estreando no carnaval Ailim Cabral/CB/ DA Press
  • Esta é a primeira vez que os pequenos José Ignário e Tereza vão a um bloco carnavalesco
    Esta é a primeira vez que os pequenos José Ignário e Tereza vão a um bloco carnavalesco Ailim Cabral/CB/ DA Press
  • Por fim, a data do Carnaval não é fixa, pois depende da data da Páscoa. A terça-feira de Carnaval, portanto, é fixada 47 dias antes da Páscoa.
    Por fim, a data do Carnaval não é fixa, pois depende da data da Páscoa. A terça-feira de Carnaval, portanto, é fixada 47 dias antes da Páscoa.
  • O Carnaval, então, é uma festa popular que acontece anualmente, em fevereiro ou março, e que antecede a Quaresma. Nas diferentes regiões do Brasil, os festejos apresentam diferentes opções de músicas, locais, vestimentas e culturas.
    O Carnaval, então, é uma festa popular que acontece anualmente, em fevereiro ou março, e que antecede a Quaresma. Nas diferentes regiões do Brasil, os festejos apresentam diferentes opções de músicas, locais, vestimentas e culturas. Arquino Nacional do Brasil
  • O Carnaval goiano é repleto de marchinhas contagiantes que animam os foliões e apresentações de diversas bandas. Por lá, existem eventos voltados à Folia de rua, marchinhas e shows de bandas.
    O Carnaval goiano é repleto de marchinhas contagiantes que animam os foliões e apresentações de diversas bandas. Por lá, existem eventos voltados à Folia de rua, marchinhas e shows de bandas. Reprodução
  • O Carnaval no Rio Grande do Sul é uma celebração que mistura tradições locais com influências de outras regiões do Brasil. A capital, Porto Alegre, é conhecida pelo desfile das escolas de samba e pelos blocos de rua.
    O Carnaval no Rio Grande do Sul é uma celebração que mistura tradições locais com influências de outras regiões do Brasil. A capital, Porto Alegre, é conhecida pelo desfile das escolas de samba e pelos blocos de rua. Reprodução de vídeo Globoplay
  • Em alguns complexos, acontecem festas com DJs nacionais e internacionais. Já no centro da cidade, a arela Nego Quirido, conta com o desfile das escolas de samba da região.
    Em alguns complexos, acontecem festas com DJs nacionais e internacionais. Já no centro da cidade, a arela Nego Quirido, conta com o desfile das escolas de samba da região. Foto: PMF/Divulgação
  • No Sul, o Carnaval de Florianópolis é uma festa que reúne blocos de rua, desfiles de escolas de samba, shows e outras atividades.
    No Sul, o Carnaval de Florianópolis é uma festa que reúne blocos de rua, desfiles de escolas de samba, shows e outras atividades. Notícias do Dia - Flickr
  • A festa leva em torno de 200 mil pessoas ao sambódromo da cidade. O público dança ao som das tradicionais músicas, vestindo os tururis (abadás), acompanhando os trio-elétricos, com escolas de samba com músicas de influência indígenas.
    A festa leva em torno de 200 mil pessoas ao sambódromo da cidade. O público dança ao som das tradicionais músicas, vestindo os tururis (abadás), acompanhando os trio-elétricos, com escolas de samba com músicas de influência indígenas. Divulgação
  • O Carnaboi é uma manifestação cultural comemorada no Carnaval de Manaus. Ã? um festejo que mistura a folia carnavalesca com os ritmos do boi-bumbá, da toada e exalta as tradições da região amazÃŽnica.
    O Carnaboi é uma manifestação cultural comemorada no Carnaval de Manaus. � um festejo que mistura a folia carnavalesca com os ritmos do boi-bumbá, da toada e exalta as tradições da região amazÎnica. Carnaboi - Carnaval de Manaus -
  • Na região Norte do Brasil, o Carnaval de Manaus é uma festa popular que inclui desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bandas e o carnaboi.
    Na região Norte do Brasil, o Carnaval de Manaus é uma festa popular que inclui desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bandas e o carnaboi. Youtube/Culturas do Amazonas
  • Desse modo, são diversos blocos e comemoração, mas o que mais chama atenção no Carnaval de Olinda são os tradicionais bonecos gigantes, tão característicos da cidade.
    Desse modo, são diversos blocos e comemoração, mas o que mais chama atenção no Carnaval de Olinda são os tradicionais bonecos gigantes, tão característicos da cidade. Flickr/Tiago Silva
  • As ruas de duas das cidades mais importantes do Nordeste brasileiro apresentam Frevo, maracatu, blocos de rua, bailes de máscara e o famoso Galo da Madrugada.
    As ruas de duas das cidades mais importantes do Nordeste brasileiro apresentam Frevo, maracatu, blocos de rua, bailes de máscara e o famoso Galo da Madrugada. Divulgação
  • Os Carnavais de Recife e Olinda apresentam festas multifacetadas, com blocos de rua, desfiles e apresentações musicais. É um evento que celebra a cultura pernambucana e atrai muitos turistas.
    Os Carnavais de Recife e Olinda apresentam festas multifacetadas, com blocos de rua, desfiles e apresentações musicais. É um evento que celebra a cultura pernambucana e atrai muitos turistas. Divulgação/Prefeitura de Olinda
  • Em Salvador, o Carnaval acontece inteiramente nas ruas. É dividido em circuitos, palcos para shows, blocos e camarotes. Os desfiles dos blocos são separados entre as pessoas que acompanham a folia dentro das cordas e quem acompanha do lado de fora, na pipoca.
    Em Salvador, o Carnaval acontece inteiramente nas ruas. É dividido em circuitos, palcos para shows, blocos e camarotes. Os desfiles dos blocos são separados entre as pessoas que acompanham a folia dentro das cordas e quem acompanha do lado de fora, na pipoca. Cleber Sandes/Divulgação
  • Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, o Carnaval de Salvador é marcado por circuitos de blocos de rua, que são muito ligados à religiões de matrizes africanas, sendo berço do axé, capoeira, percussão e Balé Folclórico.
    Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, o Carnaval de Salvador é marcado por circuitos de blocos de rua, que são muito ligados à religiões de matrizes africanas, sendo berço do axé, capoeira, percussão e Balé Folclórico. Manu Dias/Governo da Bahia
  • No Nordeste, o principal destaque é a Bahia, terra do Axé Music. Por lá, as ruas são compostas por trios elétricos, com os principais artistas da cidade, e a festa não tem hora para acabar.
    No Nordeste, o principal destaque é a Bahia, terra do Axé Music. Por lá, as ruas são compostas por trios elétricos, com os principais artistas da cidade, e a festa não tem hora para acabar. Reprodução de vídeo TV Bahia
  • O Carnaval em Minas Gerais é uma festa popular com blocos de rua, desfiles de escolas de samba, bailes e concursos musicais. Cidades como Belo Horizonte, Tiradentes e Ouro Preto são tomadas pelos foliões, com muita alegria e música.
    O Carnaval em Minas Gerais é uma festa popular com blocos de rua, desfiles de escolas de samba, bailes e concursos musicais. Cidades como Belo Horizonte, Tiradentes e Ouro Preto são tomadas pelos foliões, com muita alegria e música. Divulgação
  • Na capital do Espírito Santo, em Vitória, as agremiações desfilam pela Sambão do Povo, também conhecido como Complexo Walmor Miranda. Os desfiles acontecem exatamente uma semana antes das disputas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    Na capital do Espírito Santo, em Vitória, as agremiações desfilam pela Sambão do Povo, também conhecido como Complexo Walmor Miranda. Os desfiles acontecem exatamente uma semana antes das disputas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Wikimedia Commons/Fábio Gouveia
  • Como de costume, o período será marcado por diversas festas, eventos e desfiles de megablocos e bloquinhos pelas ruas da cidade. Entre os mais aguardados, estão o Acadêmicos do Baixo Augusta, Beleza Rara, da banda EVA, Monobloco e Confraria do Pasmado.
    Como de costume, o período será marcado por diversas festas, eventos e desfiles de megablocos e bloquinhos pelas ruas da cidade. Entre os mais aguardados, estão o Acadêmicos do Baixo Augusta, Beleza Rara, da banda EVA, Monobloco e Confraria do Pasmado. Paulo Guereta - Flickr
  • Em São Paulo, as duas atividades culturais também se fazem presentes. Os desfiles das escolas de samba acontecem no Anhembi, enquanto os blocos carnavalescos são realizados nas principais ruas da cidade.
    Em São Paulo, as duas atividades culturais também se fazem presentes. Os desfiles das escolas de samba acontecem no Anhembi, enquanto os blocos carnavalescos são realizados nas principais ruas da cidade. Divulgação/Liga SP
  • Entre os principais blocos do Rio de Janeiro, estão Amigos da Onça, Bola Preta, Banda de Ipanema, Areia, Bangalafumenga, Filhos de Gandhi, Simpatia é quase amor, Carmelitas, Cordão do Boitatá, Monobloco e Orquestra Voadora.
    Entre os principais blocos do Rio de Janeiro, estão Amigos da Onça, Bola Preta, Banda de Ipanema, Areia, Bangalafumenga, Filhos de Gandhi, Simpatia é quase amor, Carmelitas, Cordão do Boitatá, Monobloco e Orquestra Voadora. Fernando Maia - Riotur - Flickr
  • Além disso, os foliões podem curtir outras opções que vão além da Marquês de Sapucaí. As principais ruas da cidade já estão tomadas por diversos blocos, que trazem diferentes estilos de música e muita alegria.
    Além disso, os foliões podem curtir outras opções que vão além da Marquês de Sapucaí. As principais ruas da cidade já estão tomadas por diversos blocos, que trazem diferentes estilos de música e muita alegria. Alexandre Macieira Riotur
  • Vale destacar que as agremiações têm as alas de comunidade, que são gratuitas, porém o componente deve se dedicar aos ensaios de quadra e rua. Outra opção são algumas alas comerciais (pagas e cada vez mais raras), alas coreografadas ou em alegorias.
    Vale destacar que as agremiações têm as alas de comunidade, que são gratuitas, porém o componente deve se dedicar aos ensaios de quadra e rua. Outra opção são algumas alas comerciais (pagas e cada vez mais raras), alas coreografadas ou em alegorias. Wikimedia Commons/Andre Telles
  • Os foliões podem desfilar nas agremiações que sejam de suas escolhas ou assistir aos desfiles, seja na arquibancada, camarote ou frisa. A Prefeitura do Rio de Janeiro espera atrair 6 milhões de pessoas na realização do carnaval de rua da cidade em 2025.
    Os foliões podem desfilar nas agremiações que sejam de suas escolhas ou assistir aos desfiles, seja na arquibancada, camarote ou frisa. A Prefeitura do Rio de Janeiro espera atrair 6 milhões de pessoas na realização do carnaval de rua da cidade em 2025. Tania Rego/Agência Brasil
  • Na região Sudeste, o principal destaque é o Rio de Janeiro, que tradicionalmente leva diversas escolas de samba para a Marquês de Sapucaí e Estrada da Intendente Magalhães.
    Na região Sudeste, o principal destaque é o Rio de Janeiro, que tradicionalmente leva diversas escolas de samba para a Marquês de Sapucaí e Estrada da Intendente Magalhães. Rafael Catarcione | Riotur
  • O Carnaval 2025 está chegando e muitos foliões já estão até nas ruas, nos fins de semana, antecipando a festa. Veja como é o carnaval em diferentes regiões do Brasil.
    O Carnaval 2025 está chegando e muitos foliões já estão até nas ruas, nos fins de semana, antecipando a festa. Veja como é o carnaval em diferentes regiões do Brasil. Reprodução TV Globo

A entrada no Quanto mais rezo, mais samba me aparece, que começa às 17h no Centro Cultural de Brasília, SGAN 601, custa R$ 35, com o abadá incluso — há 100 disponíveis —, ou R$ 20, sem ele. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do Sympla, com taxas. 

Para quem de fato busca espiritualidade no feriado, o CCB organiza, além do bloco, um retiro de oração e silêncio, que ocorre durante o sábado, o domingo e a segunda-feira (1º, 2 e 3/3) — a fim de promover preparação para a quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas (5/2). O evento religioso, porém, não tem relação com a celebração do dia anterior. “É muito importante também a gente aprender um pouco a discernir as coisas”, finaliza padre Miguel. 

Quanto mais rezo, mais samba me aparece 

Bloco de carnaval do Centro Cultural de Brasília
Sexta-feira (28/2), a partir das 17h, no Centro Cultural de Brasília (SGAN 601, módulo D, Asa Norte).

 

Lara Perpétuo
postado em 25/02/2025 16:20 / atualizado em 25/02/2025 17:58
x