
A 7ª edição da Feira da Goiaba, que celebra a época de colheita da fruta mais abundante do Distrito Federal, já tem data para acontecer. O evento será realizado em dois fins de semana do mês, de 1º a 3 e de 7 até 10 de abril. A abertura será às 18h, na sexta-feira. Aos sábados e domingos, a feira funcionará das 10h às 22h, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag).
A entrada é gratuita, e o visitante poderá comprar produtos derivados, além da própria fruta. A feira terá 30 estandes de produtores locais. Nos dias 2 e 9 de abril, às 16h, o Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) promoverá oficinas de receitas doces e salgadas com goiaba. As inscrições são gratuitas e feitas no momento da atividade.
No Empório da Goiaba, com 28 estandes, estarão à venda doces, geleias, licores, bolos, tortas e outros alimentos preparados pelos produtores da região de Brazlândia — onde está concentrada a maior parte do cultivo da fruta.
Flores e plantas ornamentais estarão em exposição e comercialização, na Flora Braz.
Outra iniciativa gastronômica será a premiação do concurso de receitas — que conta com a participação de moradores de áreas rurais do DF e é promovida pela Emater em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Os pratos serão preparados nesta terça-feira (29/3) e julgados por chefs convidados.
Oficinas
Para o brasiliense que possui interesse em iniciar ou aprimorar a produção de goiaba, haverá um Dia de Campo, no sábado (2/4). Em uma propriedade rural, técnicos da Emater vão falar sobre espaçamento de mudas, poda, colheita e custos da produção de goiaba. A inscrição será online, gratuita, com 120 vagas.
Para quem prefere conhecer mais de perto o cultivo, colher e comer a fruta do pé, aos domingos (3 e 10 de abril), será realizado o Colha & Pague. Com vagas limitadas a 20 pessoas por turma, haverá um link para pré-inscrição e confirmação posterior mediante pagamento. A atividade vai acontecer com duas turmas no período matutino (9h às 10h e 11h às 12h) e mais duas no período vespertino (14h às 15h e 16h às 17h). A inscrição custará R$ 50 por pessoa e dará direito a lanche e frutas colhidas.
Parceria
O evento é realizado pela Emater, Arcag, istração de Brazlândia, Secretaria de Turismo (Setur) e Cresce-DF. Os produtores de goiaba do DF devem colher aproximadamente 9 mil toneladas da fruta neste ano. A safra principal ocorre no final de março. O segundo período de colheita, a “safrinha”, ocorre de setembro a outubro.
O DF tem 123 produtores da fruta, com uma área total cultivada de 313,6 hectares. A principal região produtora da fruta é Brazlândia. Segundo o gerente da Emater, Hélio Roberto Lopes, espera-se uma receita bruta de aproximadamente R$11 milhões. “Foi um ano em que choveu muito, mas não chegou a atrapalhar significativamente a produção, pois a goiaba é exigente em água”, conta.
Serviço
7ª Feira da Goiaba de Brazlândia
Datas: 1º, 2, 3, 7, 8, 9 e 10 de abril
Horário: aos sábados e domingos das 10h às 22h (praça de alimentação até meia-noite). Nos dias de semana, a abertura é às 18h.
Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, Km 13, Brazlândia-DF. Entrada franca.
Com informações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)
Saiba Mais
Revista do Correio
Conheça a confeiteira Ana Lúcia Prates, que se reergueu fazendo bolos
Cidades DF
Brazlândia ganha programação especial em aniversário de 88 anos
Revista do Correio
Delícias veganas para todos os paladares
Economia
Inflação mais "democrática" castiga ricos e pobres
Cidades DF
Bares e restaurantes se unem para pedir aporte da vacina no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].